fbpx

Dia da Amazônia

A Lei Federal n° 11.621/2007 instituiu o dia 05 de setembro como o Dia da Amazônia.

 

A data comemorativa possui como objetivo a conscientização sobre a importância da maior reserva natural mundial. 

 

A Amazônia abriga uma diversidade enorme de plantas e animais!

 

São em torno de 40 mil espécies vegetais, 427 espécie de mamíferos, 1.294 de aves, 378 de répteis, 427 de anfíbios, 3 mil de peixes e cerca de 96 mil a 128 mil espécies de invertebrados, só na porção brasileira.

 

É o bioma que possui maior extensão de territórios protegidos. Conta com 314 unidades de conservação, entre federais, estaduais e municipais, nas quais representam 26% do total da área da Amazônia brasileira.

 

É composto por uma diversidade de paisagens e ecossistemas, incluindo florestas tropicais úmidas, inundadas/ várzeas, savanas e uma rede de rios, lagos e igarapés.

 

Algumas atividades ilegais estão sendo praticadas na Amazônia diariamente, causando o seu desmatamento.

 

Destacam-se as queimadas  como maior impacto a este bioma, afetando não só a fauna e flora, como também causando desequilíbrio climático e ambiental.

 

Os solos expostos acarretam em escoamento de água para os rios mais rapidamente sem cumprir o seu ciclo de evaporação e transformação nos “rios voadores, no qual auxiliam no abastecimento de diversos reservatórios do Brasil.

 

É necessário a preservação deste bioma, pelo fato dele ser o grande responsável do equilíbrio ambiental e climático do país.

 

Related Posts

Open chat