fbpx

COMO DESCARTAR O LIXO

DICAS PARA VOCÊ DESCARTAR O SEU LIXO DE FORMA CORRETA

1 – Separar os resíduos por categoria.
Atenção nas cores:
– AZULPapel
– VERMELHOPlástico
– AMARELOMetal
– VERDEVidro

Em nossa residência é aconselhável separar três tipos de resíduos: o lixo orgânico, o lixo não reciclável e o lixo reciclável. Separe os resíduos orgânicos dos secos. Dessa forma você dará uma grande contribuição ao meio ambiente.

2 – Cuide com a separação do óleo de cozinha.
Muitas pessoas não sabem mas o óleo de cozinha também é reciclável.
Após a sua utilização espere esfriar, coloque em uma garrafa pet e leve para um ponto de coleta próximo a sua casa.

3 – Leve sua própria sacola para o supermercado ou opte por sacolas recicláveis.
Isso contribui muito com a diminuição de sacolas plásticas que vão para o meio ambiente. Elas levam mais de 100 anos para se decompor prejudicando muito a flora e a fauna.

4 – Tem uma forma correta de descartar o papel.
É um item que acumula muito nos lixos e o descarte mais apropriado é rasga-los em pedaços pequenos, pois diminui muito o volume e ajuda no processo de reciclagem.

5 – Fique atento ao dia de coleta seletiva feito nas ruas. Se tiver alguma dúvida com relação ao calendário da coleta seletiva entre em contato com alguma cooperativa de catadores, pois estes estão à disposição para coletar na sua casa.

6 – É de sua responsabilidade também ficar atento ao lixo eletrônico.
Hoje em dia com a tecnologia crescendo de forma muito acelerada o lixo eletrônico passou a ser um item de muita preocupação. Alguns deles geram componentes tóxicos como a bateria de celular. Existem pontos de coletas específicos para este tipo de lixo o que pode ajudar muito no seu descarte.

7 – Separe as garrafas PET.
Isso contribui na diminuição do volume do lixo além de ser ótimo para as cooperativas de catadores na geração de trabalho e renda.

8 – É muito importante separar o lixo orgânico.
Ele é o resto de alimentos como frutas, vegetais, legumes e outros que tem a sua origem biológica. A separação correta do lixo orgânico em casa contribui até mesmo na emissão de gases do efeito estufa.

Siga essas dicas na sua casa, nas ruas e passe para outras pessoas.
Este tipo de educação contribui muito com a natureza e ajuda a prolongar e preservar a vida.
São poucos minutos de dedicação mas que podem virar um hábito muito importante para todos nós evitando danos significativos ao meio ambiente e contribuindo com a economia de energia.

Que tal começar hoje mesmo? Não custa nada e a natureza agradeça.

No próximo artigo vamos falar de separação do lixo em condomínios e como implantar.

Open chat