fbpx

DIA DO PANTANAL

WhatsApp Image 2021-11-12 at 11.21.02

Dia 12 de novembro é o Dia do Pantanal, instituída pelo CONAMA e através da lei estadual do Mato Grosso do Sul, em homenagem ao ambientalista Francisco Anselmo de Barros.

 

O Pantanal possui  mais de 600 mil km² de área distribuídos entre três países, mas aproximadamente 62 % está localizada em território brasileiro.

 

Já foram registradas pelo menos 4.700 espécies, incluindo plantas e vertebrados. Desse total, 3.500 são espécies de plantas.

 

O bioma abriga 325 espécies de peixes, 53 de anfíbios, 98 de répteis, 656 de aves e 159 de mamíferos, sendo 2 espécies endêmicas.

 

É fonte de vida para diversas espécies de animais e vegetais, atuando como um gigantesco berçário para todas elas.

 

Apesar de toda riqueza e importância que representa para o equilíbrio ecológico do meio ambiente, o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) da UFRJ, divulgou que as queimadas devastaram cerca de 30% de sua área.

 

Para a conservação do bioma, é importante levar em conta a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai com a relação de interdependência da planície inundável com o planalto.

 

Esse imenso reservatório de água doce, maior área úmida continental do planeta, é importante para o suprimento hídrico, a estabilização do clima e a conservação do solo.

 

As cheias anuais atingem cerca de 80% do Pantanal e o ciclo das águas traz o equilíbrio ambiental, proporcionando a renovação da fauna e flora.

 

Pela importância ambiental, foi decretado Patrimônio Nacional pela Constituição de 1998, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pelas Nações Unidas em 2000.

 

Open chat