fbpx

TIPOS DE ESTÁGIOS SUCESSIONAIS

O artigo de hoje irá abordar, de forma resumida, sobre os estágios sucessionais do Bioma Mata Atlântica para o estado de Santa Catarina.

 

Os estágios sucessionais de uma formação florestal são classificados como vegetação primária e secundária.

 

A vegetação primária é aquela inexplorada, sem presença de ação humana. Possui características originais de estrutura e espécie, formando uma grande diversidade e heterogeneidade biológica.

 

A vegetação secundária, também conhecida como de regeneração, é resultante dos processos naturais de recuperação após degradação/supressão total ou parcial da vegetação por ações humanas e/ou causas naturais. Seu estágio de regeneração pode ser classificado como inicial, médio e avançado.

 

O estágio inicial ocorre logo após a degradação, ou seja, caracteriza-se pelo solo exposto e a presença de espécies rasteiras e trepadeiras, com baixa diversidade, crescimento rápido e algumas dominantes. Conta com uma camada fina e pouco decomposta de serapilheira (camada superficial do solo de folhas secas e/ou ramos em decomposição).

 

No estágio médio ainda há predominância de espécies pioneiras, mas a fisionomia se torna arbustivo-árborea com cobertura fechada, iniciando uma paisagem de sub-bosque. A serapilheira começa a ter uma espessura mais variável e de maior quantidade. Neste tipo de regeneração a diversidade de espécies é mais expressiva.

 

Já o estágio avançado apresenta cobertura fechada, formando um dossel (quando as copas das árvores se encontram). Sua serapilheira é abundante e espessa, sendo que as árvores encontradas são predominantemente de maior porte. Quanto à quantidade de espécies, este tipo de regeneração possui alta variedade.

 

Você deve estar pensando como distinguir os estágios sucessionais na prática, correto?

 

É necessário contratar o serviço de um profissional habilitado. Para este caso, biólogos e engenheiros florestais são os ideais. A RIBAS Consultoria Ambiental conta com equipe qualificada para fazer este serviço… Qualquer coisa, entre em contato conosco!

 

No próximo post, iremos destacar alguns exemplos aplicados juntamente com a legislação sobre o tema para os casos de corte em vegetação primária e secundária. Fique atento!!

Open chat